BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 29 de junho de 2009

HEMORRAGIA

Hemorragia é a perda de sangue por rompimento de um vaso que tanto pode ser uma veia quanto uma artéria. Qualquer hemorragia deve ser controlada imediatamente. Hemorragias abundantes podem levar a vítima à morte em 3 ou 5 minutos se não foram controladas. EM CASO DE HEMORRAGIA NÃO PERCA TEMPO!
Para estancar a hemorragia:
Aplique uma compressa limpa de pano, lenço, toalha ou gaze sobre o ferimento e pressione com firmeza.Use uma tira de pano, atadura, gravata ou cinta para manter a compressa firme no lugarSe o ferimento for pequeno estanque a hemorragia com o dedo, pressionando-o fortemente sobre o corteSe o ferimento for em uma artéria, ou em um membro, pressione a artéria acima do ferimento para interromper a circulação, de preferência apertando-a contra o ossoSe o ferimento for no antebraço, flexione o cotovelo da vítima, e coloque junto à sua articulação um objeto duro para interromper a circulaçãoQuando o ferimento for nos membros inferiores, pressione a virilha ou a face interna das coxas, no trajeto da artéria femural. Flexione o joelho da vítima antes colocando um objeto duro no ponto de flexão.Em caso de hemorragia abundante em braços ou pernas, aplique um torniquete, sobretudo se houve amputação parcial pelo acidente.
O torniquete pode ser improvisado com um pano resistente, uma borracha ou um cinto. Aja da seguinte maneira:
1) Faça um nó e enfie um pedaço de madeira entre as pontas, aplicando outros nós para fixá-io.2) Faça uma torção do graveto de madeira até haver pressão suficiente da atadura para interromper a circulação.3) Fixe o torniquete com outra atadura e marque o tempo de interrupção da circulação. Atenção: não use arame ou fios finos.4) Deixe o torniquete exposto. Não o cubra.
Marque o tempo de interrupção da circulação. A cada 15 minutos, desaperte o torniquete com cuidado. Se a hemorragia parar, deixa-se o torniquete no lugar, porem frouxo, de forma que possa ser apertado no caso de o sangue voltar.Se o paciente tiver sede, deve-se dar-lhe de beber, exceto se houver lesão no ventre ou se estiver inconsciente. Se as extremidades dos dedos da vítima começarem a ficarar roxeadas e frias , a frouxe um Pouco o torniquete. Mas apenas pelo tempo suficiente para restabelecer um pouco o fluxo sanguíneo. Depois volte a apertar o torniquete.

Nenhum comentário: